8ºA Criativo

Registos criativos da turma 8ºA da E.B. 2,3 de Canidelo, Vila Nova de Gaia. Ano lectivo 2006-07

14.10.06

O que eu tenho lido...

O último livro que eu li chama-se Eragon de Christopher Paolini. É um livro cheio de aventuras, magia e suspense.
O livro conta a história de um rapaz de 15 anos, chamado Eragon.
Eragon era um rapaz pobre cujos pais eram desconhecidos. A única coisa que ele sabia era que a sua mãe, chamada Selena, morrera ao dar à luz e dissera, antes de morrer, ao seu irmão Garrow que o nome do bébé seria Eragon. Garrow, o tio de Eragon, cuidara dele desde então, juntamente com Roran, filho de Garrow.
Eragon caçava para ele e para a sua família numa cordilheira chamada Espinha, onde a maior parte dos habitantes de Carvahall, terra onde vivia Eragon, tinha medo de entrar.
Um dia, durante a sua caçada, encontrou uma pequena pedra azul, a qual ele pensou valer muito dinheiro e, por isso, desistiu da caçada.
Entretanto, a pedra chocou no seu quarto, libertando um pequeno dragão fêmea. Eragon escondeu o dragão do tio e do primo e tentou cuidar dele. Quando Eragon tocou no dragão, uma marca apareceu na sua mão e Eragon percebeu que se tornara um Cavaleiro do Dragão e que se tinha ligado a Saphira, o seu dragão, para sempre.
Entretanto, quando Roran partiu da sua terra para trabalhar, Garrow foi assassinado e Eragon pretendeu vingá-lo, partindo com Saphira atrás dos Ra'zac, os assassinos. Mas Brom, o contador de histórias, acompanhou-o e os três viveram as maiores aventuras.
O livro é muito emocionante e marcou-me muito, pois mostra o valor da amizade, do amor e também o de fazer escolhas difíceis. Se gostam deste tipo de livros, leiam-no, pois não é um livro para esquecer.

Rita Madureira


Aqui ficam algumas sugestões de sítios, onde poderás encontar mais informações sobre este livro e o seu autor:
www.gailivro.pt/eragon/ ;
pt.wikipedia.org/wiki/Eragon
Baseado neste livro, realizou-se um filme com o mesmo nome. Se fores ao sítio oficial, www.eragonmovie.com , terás uma agradável surpresa, pois poderás consultá-lo em português.