8ºA Criativo

Registos criativos da turma 8ºA da E.B. 2,3 de Canidelo, Vila Nova de Gaia. Ano lectivo 2006-07

23.4.07

Ler «Os Lusíadas» e pesquisar...


Vasco da Gama

Vasco da Gama foi um navegador português.
Filho do alcaide-mor de Sines, Estêvão da Gama, o rei D. Manuel I (1495-1521) confiou-lhe o comando da frota que, em 8 de Julho de 1497, zarpou do Rio Tejo em demanda da Índia, com 150 homens entre marinheiros, soldados e religiosos, distribuídos por quatro pequenas embarcações:

- São Gabriel, feita especialmente para esta viagem, comandada pelo próprio Vasco da Gama;
- São Rafael, também feita especialmente para esta viagem, comandada por Paulo da Gama
, irmão do capitão-mor;
- Bérrio, rebaptizada como São Miguel, mas que continuou a ser conhecida pelo seu nome original, sob o comando de Nicolau Coelho
;
- Uma naveta para transporte de mantimentos, sob o comando de Gonçalo Nunes
, que foi queimada perto da baía de São Brás, na costa oriental africana.



Em 2 de Março de 1498, completando o contorno da costa africana, a armada aportou a Moçambique, depois de ter sofrido medonhos temporais e de Vasco da Gama ter sufocado, com mão de ferro, uma revolta da marinhagem.
O piloto, que o sultão da Ilha de Moçambique
lhe deu para o conduzir à Índia, foi secretamente incumbido de entregar os navios portugueses aos mouros em Mombaça. Um acaso fez descobrir a cilada e Vasco da Gama pôde continuar até Melinde, cujo rei lhe forneceu um piloto árabe, conhecedor do Oceano Índico.
Em 17 de Abril de 1498
, avistou Calecute. Estava estabelecida a rota no Oceano Índico e descoberto o caminho marítimo para a Índia.

Vasco da Gama regressou a Lisboa no verão de 1499, um mês depois dos seus companheiros, pois teve de enterrar o irmão mais velho (Paulo da Gama que adoecera e acabara por falecer na ilha Terceira, nos Açores).
D. Manuel recompensou este glorioso feito, nomeando o navegador Almirante
-mor das Índias e dando-lhe uma renda de trezentos mil réis anuais que passaria para os filhos que tivesse.
Voltaria mais duas vezes à Índia
, de que foi governador e segundo vice-rei para lutar contra os abusos existentes que punham em causa a presença portuguesa na região. Vasco da Gama começa a actuar rigidamente e consegue impor a ordem, mas vem a morrer em Dezembro desse mesmo ano em Cochim, sendo os seus restos mortais trazidos para Portugal, mais concretamente para a Igreja de um convento carmelita, conhecido actualmente como Quinta do Carmo (propriedade privada).

A presença das ossadas na vila alentejana da Vidigueira, prende-se com o facto, de o Rei lhe ter atribuído o título de Conde de Vidigueira (a si e aos seus descendentes) em 1519. Aqui estiveram até 1880, data em que ocorreu a trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos ficando ao lado do túmulo de Luís Vaz de Camões. Há quem defenda, porém que, os ossos de Vasco da Gama ainda se encontram naquela vila alentejana; Se é lenda ou não, não se sabe...



pesquisa realizada por
Daniela Rebelo