8ºA Criativo

Registos criativos da turma 8ºA da E.B. 2,3 de Canidelo, Vila Nova de Gaia. Ano lectivo 2006-07

24.5.07

Um pouco de história

D. Fernando I, nono Rei de Portugal, nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Lisboa. Era filho do rei Pedro I de Portugal e da princesa Constança de Castela. Fernando sucedeu a seu pai em 1367 e morreu a 22 de Outubro de 1383. O início do reinado de Fernando foi marcado pela política externa. Quando Pedro I de Castela (1350-1369) morre em 1369 sem herdeiros directos, Fernando, como bisneto de Sancho IV de Castela, por via feminina, declara-se herdeiro do trono. Entre os pontos assentes , Fernando é prometido a Leonor de Castela, mas antes que o casamento pudesse ser concretizado, o rei apaixona-se por Leonor Teles de Menezes, mulher de um dos seus cortesãos. Após a rápida anulação do primeiro casamento de Leonor, Fernando casa com ela. Este acto valeu-lhe forte contestação interna, mas não provocou reacção em Henrique de Castela que prontamente promete a filha a Carlos III de Navarra.
Em 1382, no fim da guerra com Castela, estipula-se que a única filha de Fernando, Beatriz de Portugal, case com o rei João I de Castela. Esta opção significava uma anexação de Portugal e não foi bem recebida pela classe média e parte da nobreza portuguesa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_I_de_Portugal


Leonor Teles, a aleivosa
D. Leonor Teles de Menezes, foi rainha de Portugal, entre 1371 e 1383.

D. Leonor sobrinha de D. João Afonso Telo de Menezes, conde de Barcelos, descendia por seu pai (Martim Afonso Telo de Menezes) de Fruela II, Rei de Leão e da Galiza e, por sua mãe, Aldonça Anes de Vasconcelos.
Casou, ainda muito nova, com João Lourenço da Cunha, filho do morgado do Pombeiro, de quem teve um filho: Álvaro da Cunha. Numa altura em que visitou a irmã Maria Teles, dama da infanta D. Beatriz, seduziu o Rei D. Fernando. Baseada em razões de parentesco, foi obtida a anulação do casamento de D. Leonor Teles. O Povo não gostou e o resultado foi a perturbação social e política que gerou um clima de insegurança total.
O casamento com o rei deu-se no Mosteiro de Leça do Balio, secretamente, em 15 de Maio de 1372. Em meados de Fevereiro seguinte nascia D. Beatriz. Temendo o prestígio do Infante D. João que casara com sua irmã Maria de Teles, concebeu o plano de casar o Infante com sua filha D. Beatriz. Mas para isso era preciso eliminar Maria Teles, acção por que terá sido responsável. D. João foi exilado.


Pesquisa realizada por
Tuyara Cardoso