8ºA Criativo

Registos criativos da turma 8ºA da E.B. 2,3 de Canidelo, Vila Nova de Gaia. Ano lectivo 2006-07

21.1.07

Actividade extra-escolar

No dia 22 de Dezembro, os meus colegas de turma e eu, acompanhados da Directora de Turma e de algumas Encarregadas de Educação, fomos ao cinema assistir ao filme «Artur e os Minimeus», de Luc Besson. Escolhemos os cinemas UCI do Arrábida Shopping e entrámos na primeira sessão da tarde.

O ponto de encontro: as bilheteiras. A Directora de Turma estava lá para distribuir os bilhetes a cada um de nós. Antes de entrarmos na sala, alguns foram comprar pipocas e coca cola, a melhor maneira de assistir a um filme com descontracção!

O filme foi engraçado e cheio de aventuras. Já tínhamos falado nele nas aulas, e tínhamos lido um excerto do livro em que se baseia. Daí esta escolha... Penso que todos os meus amigos gostaram do filme, como eu.

No final, tivemos direito ao cartaz do filme, um para cada um, assim como a um folheto que a professora preparou especialmente para nós, com umas perguntinhas e umas ilustrações.

Foi uma actividade muito divertida; fez com que passássemos uma parte da tarde de modo bastante agradável, não só com os amigos, mas também com a professora.


Daniela Rebelo



A personagem que mais apreciei neste filme foi o Max, porque ele sempre me fazia rir com as suas atitudes, posturas e maneiras de falar.
É magrinho, e veste pouca roupa. Fala de um modo engraçado, mexe-se de um modo ainda mais engraçado. Mal abre a boca, dá vontade de rir, pois faltam-lhe alguns dentes. Não dá para ficar sério perante esta figura. Todo o «boneco» faz dele uma personagem bem divertida!!

Tuyara Cardoso

Gesto Amigo

Nesta vida vi muitas definições de "amigo"
Nenhuma tão verdadeira quanto esta
Que tenho agora comigo.

Não foi uma definição escrita, lida ou mesmo falada.
Foi uma atitude, bonita, sem ter pedido nada...

Não poupaste palavras, ditas com sinceridade.
Foste leal, fiel, sem nenhuma maldade.
Abusaste da franqueza, dizendo o que ser dito devia,
Mas mantendo a fineza para a dama que merecia.

Mostraste-me o caminho que eu não deveria tomar,
Pois como um pássaro cego tentava voar!

Na profundidade deste teu gesto, pude compreender:
Sabias muito mais de mim
Do que poderia supor...

E nesse teu ombro amigo, pude, inteira, apoiar
Eu que só queria tua mão segurar.

Para "amigo" não busco mais nenhuma definição,
Porque carrego esse teu gesto
Bem guardado no meu coração...


Tuyara Cardoso

«Operação Tudo Positivo»

Foi-nos lançado um desafio: aceitar e pôr em prática a «Operação Tudo Positivo»!!

Todos os alunos do 8ºA vão esforçar-se por criar um ambiente positivo na sala de aula, quanto ao comportamento e ao relacionamento. Também tentarão fazer com que, no final do ano, haja o mínimo de negativas, concretizando os objectivos de todos: passar de ano. É bom que todos se sintam felizes e apoiados nas tarefas, no quotidiano, na vida escolar e pessoal...
Estamos contentes por saber que podemos contar com o apoio de todos os nossos professores.
Esperamos vencer este desafio. Vamos canalizar todos os nossos esforços nesse sentido.


A Delegada de Turma: Patricia Nunes
com a colaboração da Directora de Turma: Diana Magalhães

17.1.07

Uma bola especial

Na disciplina de Francês, vamos conhecendo aspectos da cultura francesa, os monumentos ou este edifício... bem diferente!

La Géode



Histoire:
La Géode a été inaugurée le 6 mai 1985.
La Géode est située au nord-est de Paris, dans un vaste espace vert de 55 ha, le Parc de la Villette.
La Géode a ouvert ses portes un an avant la Cité des sciences et de l'industrie dont l'inauguration, le 13 mars 1986, correspondait au passage de la comète de Halley.
La Géode abrite la première salle de cinéma de France par sa fréquentation, exclusivement consacrée à la projection de films en grand format sur son écran géant hémisphérique de 1 000 m2.





Parc de la Villette:
La Villette au XVIIIe siècle était un village agricole de la petite banlieue de Paris traversée par la rivière de l’Ourcq. Au début du XIXe siècle, et afin d’approvisionner Paris en eau potable, le canal de l’Ourcq fut percé et dans son prolongement, Napoléon 1er fit creuser le basin de la Villette pour alimenter les fontaines de Paris.
C’est à partir de 1867 que le baron Haussmann décida de réunir le marche national de la viande à la Villette: la Grande Halle pouvait recevoir jusqu’à 4600 bovins.

Ruben Rodrigues

(informações retiradas de www.lageode.fr)